sábado, 31 de março de 2012

Ilustradora vai pintar dois murais na cidade de Santa Maria da Feira

A ilustradora Ana Madureira está a realizar residências artísticas com crianças de escolas de Santa Maria da Feira, no âmbito do projeto “Teus Imaginários Meus”, criado especificamente para o Festival Imaginarius. Depois destes encontros, onde explora o lugar do sonho e dos segredos de cada um, a artista plástica vai pintar dois murais na cidade, inspirados nesta experiência.

“O que estou a fazer com estas crianças é explorar o lugar do sonho e dos segredos, lugares que às vezes esquecemos no dia-a-dia”, explica Ana Madureira, sentada no chão de uma das salas da EB1 nº 2 da Feira, rodeada por crianças dos 6 aos 9 anos de idade. É nessa escola que decorrem as residências artísticas com os alunos é aí que a ilustradora vai pintar um dos dois murais que encerram o projeto “Teus Imaginários Meus”.

Numa das sessões, depois dos habituais exercícios de aquecimento e de trabalhar a expressão corporal e os sentimentos, a ilustradora pediu às crianças que desenhassem o animal que mais gostariam de ser. Algumas quiseram ser mais do que um. O novo desafio foi então desenhar um animal que fosse uma mistura de todos aqueles que gostariam de ser. O resultado foi, no mínimo, curioso e inesperado.“Todas estas as crianças com quem estou a trabalhar são maravilhosas, muito ricas”, disse a ilustradora que, em meados de abril, vai pintar o primeiro mural, na EB 1 nª 2 da Feira. “Estas crianças são a raiz dos desenhos que vão surgir feitos por mim, inspirados nesta experiência”, adianta.




Ana Madureira vai realizar outras residências artísticas com jovens e idosos do Concelho. A ilustradora quer tornar o imaginário destas pessoas o seu próprio imaginário, fazer uma mistura de ambos e com base nessa experiência pintar um segundo mural noutro espaço público da cidade. A artista plástica só lamenta que, no dia-a-dia, as pessoas tenham pouco tempo para pensar naquilo em que sonham, nos lugares mais pequeninos, nos segredos que têm escondidos e que não partilham com ninguém. “Com o ambiente certo e com o tempo certo é fácil aceder a esses lugares, porque eles estão vivos, eles existem”, assegura.
O projeto “Teus Imaginarius Meus” será um importante contributo para perceber qual o potencial do imaginário de cada um e do coletivo, podendo mesmo servir de inspiração ao próprio Festival Imaginarius e ao processo de transformação da realidade.
Ana Madureira tem um percurso ligado ao teatro, dança, música e ilustração. Como intérprete e ilustradora, tem colaborado com a companhia portuguesa Circolando e com o CEM – Centro Em Movimento.
O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira realiza-se de 25 a 27 de maio, em espaços públicos da cidade.

Sem comentários: