quarta-feira, 2 de maio de 2012

Imaginarius: Participa na Construção de Gigantones para o Baile dos Corpos Extraordinários

A comunidade de Santa Maria da Feira é convidada a participar nas oficinas de construção de gigantones “Os Corpos Extraordinários do Futuro”, a realizar aos sábados, de 5 a 19 de maio, das 10h00 às 18h00, na EB1 de Proselha, freguesia de Mosteirô. Estes corpos extraordinários vão desfilar dia 27 de maio, na Parada, Concerto e Baile do Festival Imaginarius, e a população também pode ajudar a transportá-los. 

As oficinas são orientadas por construtores da equipa FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto e estão abertas à participação de crianças, jovens, adultos e idosos, com ou sem conhecimentos de artes plásticas. Basta comparecer. O objectivo é que todos participem na construção destes corpos extraordinários do futuro. A equipa de colaboradores residentes é constituída por alunos da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, das turmas 11º K e 12º H, áreas de Artes e Vídeo/Fotografia, respectivamente.

“Nos corpos extraordinários não reclamamos autorias individuais. São feitos por todos e para todos. É isto que também os torna tão extraordinários”, refere Igor Gandra, director artístico do projecto. “Vamos construir corpos extraordinários do futuro. A participação de todos é fundamental. Quanto mais extraordinária melhor”, apela o construtor do FIMP.

No dia 27 de maio, os corpos extraordinários do futuro saem à rua, na companhia da orquestras locais, e dirigem-se para o local do Baile. Trata-se de uma nova versão os Baile dos Corpos Extraordinários, criada especificamente para o Festival Imaginarius, numa parceria com o FIMP.

Nesta versão do Baile será dado enfoque à temática do futuro: como serão os corpos extraordinários do futuro? Como serão os corpos normais? Muito mais do que uma reflexão sobre as questões do pós-humanismo ou trans-humanismo, este será um espaço conceptual, discursivo e manual sobre as possibilidades que se abrem quando pensamos o nosso devir colectivo.

Sem comentários: